A auto-estima está relacionada à imagem que você tem de si mesmo, as pessoas com baixa auto-estima têm uma visão muito distorcida do que realmente são. Por isso, a primeira coisa a se fazer é mudar a idéia que tem de si mesmo. Evite todo tipo de pensamento negativo sobre sua vida, destaque seus pontos positivos e esqueça os defeitos.

Uma parte importante da auto-estima é o resultado do equilíbrio entre os nossos sucessos e nossos fracassos e geralmente isso acontece devido a uma personalidade muito perfeccionista. Não tente ser perfeito. Você deve aceitar as coisas como elas são sem esperar que tudo seja como você deseja.
O que se pode fazer é mudar as coisas que não gosta em você mesmo, para isso, elabore um plano e siga rigorosamente. Não proponha metas ambiciosas ou difícil de obter. Comece com coisas como: “Vou me levantar as oito todos os dias” ou ” Vou começar a freqüentar uma academia” etc. E virão outros desafios em seguida.
As metas definidas devem ser bem simples e realistas. Também é importante que você verifique se as cumpriu. Se você ver que ao invés de melhorar a sua auto-estima, está cada vez pior e você não obteve nenhuma melhora, peça ajuda a um profissional, não tenha medo de contar os seus problemas e o que você sente.
Talvez o seu problema de auto-estima é devido a outro problema mais grave e portanto, você não pode solucioná-lo.